>

Ovina

TENHO INTERESSE

Fio médio e Fio longo.

Essas tripas são naturais/orgânicas, elas permitem que o sabor adentre mais na massa, e que nos processos de defumação ocorra uma “respiração” mais eficiente do preparado.

As tripas de origem animal apresentam uma textura melhor e geralmente tem uma estética mais agradável ao consumidor. Adicionalmente, podemos dizer que elas são totalmente comestíveis e facilmente digeríveis.

Como exemplo, podemos citar as usualmente chamadas tripas de porco (suína), de carneiro (ovina) e de boi (bovina). Vejamos:

  • Tripa suína: com calibres de tamanho intermediário, ela é recomendada para fazer linguiça toscana ou mista. Com comprimentos que vão de 45 a 90 m, em média, são capazes de ensacar de 30 a 50 kg de massa.
  • Tripa ovina: apresentam calibres mais finos, são recomendadas para fazer linguiças com carne de frango ou de porco. Com seus calibres menores, conseguem, por exemplo, ensacar aproximadamente 25 kg de massa nas de fio longo (90 m no total do maço).
  • Tripa bovina: são as que possuem os calibres mais grossos, sendo mais usadas para linguiças calabresas e alguns salames.